quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Soccer e Yin Yang

Aqui por estas bandas o futebol chama-se "soccer". Tentei perceber o "porquê" desta palavra estranha... Parece que por Inglaterra o futebol em tempos se chamou "association football", para se distinguir do "rugby football". No século XIX, quando o futebol crescia nos relvados de Oxford, nasceu uma nova palavra. Os estudantes eram conhecidos por abreviar palavras e adicionar "er" ao fim das mesmas. Assim, "football association" passou a "assoc" e depois a "soccer". O rugby passou a "rugger". Nos dicionários encontram-se normalmente:alteration of assoc., abbreviation of association football. Uma das heranças britânicas nos EUA actualmente é o termo "soccer", que ao contrário do que muitos pensam não é uma palavra com "origem" americana.
Eu fui ver um jogo de soccer da meninas de universidade, que infelizmente perderam nos últimos 5' contra a BYU (foto de baixo). As jogadores têm um boa técnica individual mas não havia muito fio de jogo. Uma coxa delas dão duas da minhas, têm cá umas ancas...
O ambiente num jogo de futebol aqui é muito diferente, há muitas crianças e mulheres. No início do jogo foi pedido para não haver "palavrões" ou comentário menos favoráveis para o árbitro/jogadoras ou então seriam convidados a sair do estádio. As universitárias que vêm ver o jogo parece que vêem vestidas para uma festa, de tão curtas são as suas saias/calções. Em qualquer estádio português já tinha levado um "apalpão" no primeiro lanço de escadas!!!
Bem, mas não há nada melhor do que experientar o dito "soccer", por isso juntei-me a uma equipa de futebol co-ed (mista, com 6 homens e 5 mulheres em campo - é do tipo korf!), que compete da liga de Tucson. Já imaginaram um liga mista em PT? Havia de ser bonito... Os meus colegas do laboratório Rob e Josh que já lá jogam há algum tempo "infiltraram-me" na equipa! O primeiro jogo foi muito cansativo mas adorei a experiência! Há regras diferentes: não há carrinhos, não podes jogar a bola no chão, substituições ilimitadas, etc. Ainda me doem os músculos do jogo e já foi há uns dias!!! Mas não me magoei, se é isso que vos está a preocupar! Perdemos 2-0 mais lutámos muito, muito mas não tivemos sorte na finalização... A minha equipa chama-se Yin Yang e joga de azul "royal". Tenho um colega de equipa que se chama.... "Tomas Nuno"!!! Não estou a gozar, é mesmo verdade. Quando lhe disse que ele tinha o nome do meu irmão ao contrário fartou-se de rir. É claro nunca mais me vou esquecer do nome dele: "Ó Nuno, passa a bola!" ;)


1 comentário:

Unknown disse...

Eu, como empresário da Rita, posso atestar que já chovem contratos publicitários e propostas de contrato para outras equipas!!
Mas, para já, não há nada em concreto, vamos fazer-nos difíceis...para aumentar a cotação da Rita!
A Rita está tranquila e como o treinador dela diz: ela só precisa de tranquilidade!!!!