quinta-feira, 1 de outubro de 2009

New Shoes

Este são os meus sapatos novos: Vibram Five Fingers KSO (keep stuff out). São o mais parecido que há com o andar descalço!!! Parecem-se mais com uma luva para o pés do que com sapatos. Aliás este sapatos parecem que só têm sola! Ainda estou em fase de habituação. Devido à falta de amortecimento da sola, outros músculos têm que compensar e por isso ao início não se pode usar muito de cada vez. Normalmente, dizem tibal anterior (um músculo da face anterior da perna, que puxa o pé para cima) fica muito dorido. A maneira como colocamos o pé no chão para andar ou corre muda. Em vez que contactar com o solo mais com a calcanhar (o que acontece usualmente com o uso de ténis), passa-se a contactar preferenciamente com a parte anterior do pé (metartarsos), o que é uma forma mais "natural" de andar. É um sensação óptima sentir todo os relevos do terreno! O mais difícil é calçá-los pois os nossos dedos estão habituados desde pequeninos a andarem sempre juntinhos e empurrarem-se uns aos outras. A primeira vez (na loja) demorei quase 2' só para calçar o sapato direito! O Sr. da loja até disse que eu até tinha sido das pessoas mais rápidas! Mas agora já tenho uma técnica apurada e enfio-os como se fossem uma luva!
A razão principal da minha compra é nobre. Um estudo científico piloto "multicêntrico" que estou a desenvolver com o meu amigo Chris. Até agora temos dois centros de investigação: Union, NJ e Tucson, AZ. Só ainda recrutámos dois participantes mas esperamos angariar mais. Esperamos com este trabalho perceber os benefícios do uso destes tipo de sapatos, para os podermos recomendar ou não.
Para comemorar a minha nova compra, uma das minha canções favoritas do momento: "New Shoes" de Paolo Nutini! Fala de alguém que tens uns sapatos novos e todos os seus problemas desaparecem apartir daí!

2 comentários:

Unknown disse...

Querem mais um voluntário para o vosso ensaio multicênctrico??!!!
Em prol da ciência posso fazer um esforço!
Mas primeiro têm que me mostrar alguns resultados preliminares positivos para me decidir a entrar no estudo!!!
Quanto à música, é um espectáculo!!!! Faz-me recordar as belas manhãs de Chicago em que acordávamos sempre ao som desta música!

Unknown disse...

n=2

You should get a pair Miguel, This could become an international multicenter trial. My feet feel stronger already!