terça-feira, 8 de setembro de 2009

"Lisbon" em Tucson?!?!?


No extremo oeste da UA funciona um eléctrico que liga esta zona da cidade à 4th Avenue, que é uma avenida cheia de bares, lojas de bairro com produtos de artesanato (até uma loja nepalesa!) e restaurantes. Só funciona às 6.as, sábados e domingo ou seja quando é dia de festa! Mas fiquei bastante surpreendida ao ouvir o barulho do eléctrico, que nos é tão familiar em Lisboa. Antigamente funcionava um carro puxado por mulas mas 1906 os eléctricos entraram em cena, mas só por 24 anos. Depois deixaram de funcionar, pois a cidade cresceu tanto que o eléctrico não dava resposta às necessidades da população. Em 1985, quando a Universidade comemorou o seu centenário, reabriram o percurso para fins turísticos com carruagens restauradas. Chama-se "Old Pueblo Trolley" ("Old Pueblo" é uma maneira afectuosa de denominar Tucson). As coincidências não param por aqui, até porque um dos eléctricos restaurados é igualzinho aos nossos de Lisboa e é chamado "Lisbon Portugal Tram 594"! Mas este exemplar não veio do nosso país mas sim de Aspen, Colorado. Conta a história que um homem de negócios da cidade de Aspen queria revitalizar o comércio e introduziu o eléctrico na zona comercial da "baixa". Passados uns anos, desinteressaram-se e deixaram o pobre eléctrico ao abandono, sol, chuva e neve! A malta de Tucson foi lá buscá-lo e restaurou-o em 2003.
O protótipo foi construído na Pensilvânia e é gémeo dos seus irmãos residentes em Lisboa.
No site do "Old Pueblo Trolley" (http://www.oldpueblotrolley.org/whatsnew.html) falam mesmo da história dos eléctricos de Lisboa e Porto!
Para já só tenho visto um modelo belga restaurado, ainda não vi a circular o "amarelinho" mas pode ser que ainda apanhe boleia dele!

Sem comentários: