quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Esquimotar

Inscrevi-me em aulas de kayak no REC center para aprender a esquimotar. Para quem não sabe o que é, consiste em estar dentro do kayak de cabeça para baixo dentro de água e conseguir regressar à posição normal (cabeça fora de água), sem sair do kayak e somente com a ajuda da pagaia. É preciso muito treino e por isso tivemos 3 aulas de 2 horas só para aprender esta manobra. As aulas são dadas no conforto e segurança de uma piscina. Na primeira aula, depois da explicação teórica, estamos quase a entrar para dentro de água quando se ouve os trovões e se vêem os raios de uma tempestade à distância. A piscina encerrou de seguida. Na 2ª sessão começamos com exercícios na borda da piscina para aprendermos a usar o nosso "jogo de cintura" para movementar o kayak. Eu a entrar para o kayak fiz logo uma ferida no pé e tive que sair para arranjar um penso pois não parava de sangrar. Depois não avancei muito porque estava cansada de uma corrida pela manhã e comecei a sentir frio ao fim de meia hora... Todo o movimento de esquimotar é decomposto em vários exercícios e fiquei no 2º exercício de 5... Na 3ª e última sessão estava arranjar desculpas para não ir, devido ao insucesso do dia anterior. Mas depois também não queria fazer má figura frente ao meus amigos da "Outdoor Adventures". Lá fui, sem grandes expectativas mas com vontade de tentar mais uma vez... Pedi um fato térmico para conseguir aguentar mais tempo dentro de água e lá fui fazendo os exercícios com o meu monitor (o ratio era de 1 para 1). Consegui superar todos os exercícios até ao nº 5. De vez em quando tinha que parar, porque tinha formigueiros nos pés de tão apertada que estava no kayak! Restava-me tentar agora fazer o movimento de 360º sozinha... As primeiras vezes, não consegui sair de água completamente, voltava sempre a ficar de cabeça dentro de água. Mas ao fim de algumas tentativas, lá consegui "esquimotar". E outra vez, e outra vez e outra vez!!! Ao fim de 4 "rolllings" (é que chamam aqui ao esquimotar) e já a tremer de frio disse: "Já chega. Já conquistei o meu "Everest!". Depois de sair da água agradeci a todos os monitores que tiveram paciência comigo e que me deram confiança e feedbacks úteis. Mais um vez ficou provado que não devemos desistir à primeira adversidade!

2 comentários:

Valdemar Tomás disse...

Esquimotar: (4 x rollings) = "Everest". + 1 "Everest" para a colecção!? ;) Mas não esquças: "Há mar e mar, há ir e voltar!"

Artur, o Alentejano Esqui Mutante disse...

olá Rita. sabes há uns anos valentes também aprendi. Não a técnica de esquimotar (de esquimó tenho pouco), mas a técnica de Alentejanar. Básicamente consite em dormir grandes sestas debaixo de grandes sobreiros, e depois, muitoooooo lentamennnteeee, rebolarmos sobre a nossa barriga para dormir mais uns minutitos. É prático e nunca ficamos de cabeça para baixo.
Beijos da Papa Family