sábado, 26 de setembro de 2009

White Man Can't Jump

Um dia deste fui assistir uma sessão à hora do almoço na biblioteca da Universidade ("Tuesdays Talk"). O título chamou-me atenção: "White Man Can't Jump and You Throw Like A Girl! The Impact of Stereotypes Threat on Performance in Sports". O convidado era um professor de Psicologia da casa, o Prof. Jeff Stone. A área de estudo deste psicólogo é a influência de estereótipo negativos no desempenho intelectual e desportivo. Se uma pessoa pertence a um grupo sobre o qual existe um estereótipo negativo (do tipo "as raparigas não sabem atirar a bola com força" ou "os brancos não conseguem afundar"), inconscientemente isso afecta o seu desempenho. Um branco que corre os 100 metros sabe que não devia estar ali, sem dar conta carrega nos seus ombros as esperanças de todos os brancos que nunca conseguiram chegar a elite das provas de velocidade. Um negro que é quarterback sabe normalmente os negros não jogam nessa posição e por muito que não se importante com questões raciais, vai sempre sentir a obrigação de se superar cada dia, para provar que os estereótipo (negativo) não é verdade e que merece estar ali. Essa pressão e ansiedade adicional pode ter resultados deletérios.
Nos trabalhos deste investigador, ele manipulou estas variáveis. Ele agarrou em várias pessoas e submeteu-as a um teste (percurso de golf, skills de futebol). Antes de fazerem uma segunda tentativa, dizia aos indivíduos queo grupo a que pertenciam (género, raça, etc) normalmente não se tinha bons resultados. De facto pioravam a performance na 2ª tentativa, quado o normal é melhorar com a experiência. O seu desempenho era melhor antes de tomarem consciência da existência do estereótipo negativo.
E o que é isto tem convosco?! Nunca sentiram estereótipos negativos?! As meninas não são boas no desporto, os brancos não conseguem correr rápido, os negros não têm boas notas na escola... Não deixem que os estereótipos negativos vos afectem ou vos deixem de fazer as coisas que gostam! Eu nunca liguei a isso durante a minha vida, sempre segui o meu percurso! Apercebam-s deles antes que eles vos limitem e nunca deixem de sonhar!
Para relembrar uma cena do filme velhinho filme "White Man Can't Jump" de 1992.

1 comentário:

Unknown disse...

Muito bem Ritinha!
Estás uma socióloga, psicóloga e motivadora excelentes! e sempre com uma escrita envolvente e fluente!
Muito bem!
A minha mãe está sempre afazer publicidade do teu blog e a dizer que escreves muito bem!!!
Parabéns pelo excelente blog que nos delicia a cada momento!