segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Welcome to Arizona!

Cheguei ao Grand Canyon State! Para quem não sabe, o Arizona é um dos 50 estados dos E.U.A. e fica no sudoeste do país, fazendo fronteira, com o México e outros 5 estados americanos: Novo México, Colorado, Utah, Nevada e Califórnia. É um dos mais jovens estados da união, tendo o 48º a juntar-se, em 1912.
Hoje é dia é um dos estados com crescimento mais rápido da população, quase 40% na última década. Julga-se que haja 6 milhões e 500 mil habitantes. É o 6º maior estado, cerca de três vezes maior que PT. Aqui há muito espaço para toda a gente, há em média uma pessoa por cada 20 Km2!
O estado tem uma história muito rica pois passaram por aqui vários povos: índios, espanhóis, mexicanos e finalmente os americanos. A zona onde estou foi comprada ao México em 1854! A razão foi porque queriam construir uma linha de comboio até ao pacífico e este terreno era menos montanhoso. Por 10 milhões de dólares foi fechado o negócio, que ficou conhecido com a compra de Gadsden (que era o embaixador no México na altura).
Apesar da maioria da sua área ser ocupada por desertos, tem uma grande diversidade de paisagem. Aqui os desertos não tem areia, mas sim montanhas e uma grande variedade de plantas (sobretudos cactos) e animais. Uma época de chuvas no verão (monção) ajuda a manter o deserto "verde"! Engane-se que pensa que por aqui é tudo plano, existe muitas montanhas e altas. O ponto mais alto tem 3828 metros e chama-se Humphrey's Peak.
É também aqui que mora uma das maravilhas do mundo, o Grand Canyon ou "Grande Canhão". O rio Colorado esculpiu na rocha o seu caminho ao longo de mais 400Km. É grandioso, como nome indica!
A bandeira no estado diz tudo, aqui há sol, muito sol! Mais de 300 dias de sol por ano fazem com que seja um estado procurado pelo seu bom tempo e onde os reformados vêm passar o meses de inverno. São chamados de "snow-birds" e representam um grande incremento para economia local.
E de onde vem este nome tão diferente? Há diferentes teorias:
- a quem diga que deriva de "Aleh-zon" ou "Ali-Shonak" na língua em Tohono O'odham/Pima que quer dizer "pequena primavera"
- do castelhano (com má gramática!) "arida zona"
- ou ainda de uma palavra índia "arizuma", que quer dizer propriedade de prata, que deu nome a uma cidade mineira de Real Arissona.
A verdade é que existia um cidade fronteiriça chamada Arizonac e os espanhóis podem ter aproveitado esse nome para começar a chamar todo o território "Arisona", "Arissona" ou "Arizona".

Sem comentários: