quarta-feira, 20 de agosto de 2008

D1: A via sacra da Fenêtre d'Arpette

Sabíamos que tinhamos pela frente um dia duro. Talvez o mais duro de todos. Segundo o livro, seriam cerca de 8 horas de marcha desde o Col de Balme até Champex, já na Suíça.
Começámos o dia em cedo, às 6 horas e apanhámos o autocarro até à aldeia do Tour (a 15' de CHX). Mal o teleférico abriu, fizemos dois trajectos que nos levaram até aos 2191 metros do Col de Balme, onde estavam pouco mais de 5º C! Ainda não tínhamos "aquecido" e encontrámos logo uma dificuldade técnica, vários neveiros (ver foto). Um neveiro é uma encosta onde a neve permanece durante todo o ano, mesmo no verão, por estar pouco exposta ao sol. É difícil progredir na neve sem material adequado (yak traks, crampons, piolet...) e com 12 Kg às costas, que te alteram o centro de gravidade, é ainda pior... Mas o maior problema é mesmo no caso de queda, pois só parávamos centenas de metros abaixo! As pernas começaram a tremer, não pelo esforço mas pelo...medo! Aliviados pela superação destes obstáculos, lá fomos continuando a andar, tentando encontrar um bom ritmo para o grupo. Nem imaginávamos o que ainda teríamos pele frente... Parámos para almoçar num refúgio com vista para o glaciar e saboreámos as nossas sandes de presunto e queijo "vaca que ri", acompanhadas de uns golos de ice-tea fresquinho. O próximo trilho era a subir um desnível de mais de 1000 metros até aos 2665 metros da Fenêtre d'Arpette, um colo de passagem para o vale do nosso destino final. Os tempos indicativos nos livros e placas de informação eram menos de 3 horas. Mas nós demorámos mais 5 horas e não andámos à procura da Heidi e do Pedro... Nunca mais chegávamos à "janela"... Um dos elementos do nosso grupo sentiu uma grande indisposição gastro-intestinal (motivada provavelmente por excesso de caril) e para ele a subida foi uma autêntica via sacra... Após termos conquistado a "janela" e após o nosso companheiro ter ficado aliviado de todos os males de que padecia, continuámos numa descida interminável. Já com cerca de 10 horas de trilho nos pés (e nas costas!), só queríamos avistar o próximo refúgio onde poderíamos descansar. Ainda tivemos que esperar mais 2 horas até avistarmos o nosso "oásis", uma casinha muito simpática o "Relais d'Arpette". Já a claudicar e a servir-me do bastão quase como uma canadiana, chegámos! Eram quase 9 horas da noite e a probabilidade da cozinha nos servir refeição casa era remota... Mas acho que tiveram pena de nós e deixaram-nos comer na sala de refeições já vazia. Depois, um prémio merecido: um duche de água quente e uma caminha com colchão! Durante a noite, acordei várias vezes por tinha dores nos pés e nos ombros, doridos de tantos kms e kilos... Nada que 500mg de naproxeno não resolvam!