quarta-feira, 20 de agosto de 2008

D2: Um cházinho na Cabane du Monfort

Depois da uma noite de descanso, havia que fazer o ponto da situação. Não aguentávamos mais uma etapa dura de muitas horas. Decidimos então caminhar até Champex, o nosso destino de ontem. Foi uma caminhada de meia hora até uma bonita cidade suíça junto ao um lago. Substituímos uma caminhada de 6-7 horas por um percurso de 20 minutos de curvas e contra-curvas de táxi até Les Chables. Aí apanhámos um teleférico até Les Ruinettes, a 2191 metros. Passámos por cima de uma cidade muito famosa, Verbier. No verão, é dominada pelos trekkers e BTTistas. No inverno, é invadida pelos fãs do ski e snowboard. Sob um céu muito cinzento, iniciámos uma caminhada que nos ia levar até à Cabane du Monfort (2457m), o refúgio onde íamos dormir. Foi um trilho suave, que demorou cerca de uma hora a percorrer e com muitas paragens para fotografias. Chegámos ao refúgio cerca de 30 segundos antes de começar a chover, que sorte! Já no conforto do refúgio, bebemos um cházinho quente para animar e recuperar do esforço (de ontem!). Depois de uma soneca, esperáva-nos o jantar às 18.30. Pão, sopa, massa e sobremesa doce, bem ao estilo dos refúgios de montanha. Quando fomos dormir, ainda estava a chover... Não é nada bom caminhar à chuva, sobretudo num trilho de terra e estreito, como o de amanhã... Adormeci a pedir a São Pedro uma abertinha para o grupo "Papa-Tuga".