domingo, 25 de maio de 2008

Sulphur Mountain Trail



Sábado, 24 de Maio
Hoje era o meu último dia em Banff. Tinha que acabar em beleza e assim foi! Começou logo de manhã cedo. Tínhamos combinado fazer o trilho até ao cume da Sulphur Mountain, uma montanha com vista bonitas para a cidade de Banff e que se pode atingir de teleférico ou a pé. Como as nuvens continuavam no céu, decidi fazer isto pelo desafio e não pelas vistas. Inicialmente todos alinharam, mas depois a verem as previsões metereológicas de chuva assustaram-se um pouco... E foram desistindo, um-a-um... Não os censuro, não tinham material adequeado para as condições climatéricas: chuva e frio... Há que usufruir da montanha, mas em segurança. Eu estava equipadíssima, ou não tivesse trazido quase 20 kg de bagagem de Lisboa!!! Às 8.30 parti, percorrendo os vários zigues-zagues até chegar lá acima. Mantive um ritmo elevado por vários motivos: 1) manter-me quente ; 2) chegar lá acima o mais rapidamente possível; 3)para fugir aos ursos; 4) porque sim!!! Nos primeiros minutos, a questão dos ursos passou-me pela cabeça mas depois fiquei mais precupada em controlar a respiração e contar os zigue-zagues... Uma vez fui surpreendida por um barulho: "argrrrrr" e a minha frequência cardíaca aumentou... E pensei: "põe um ar agressivo e sem medo (como?!?!) e se for preciso luta com ele (urso)"... Mas afinal era só o barulho do teleférico a passar por cima, nada mais!!!
A chuva só parou de cair quando começou a cair...neve!!! Cerca de metade do trilho era terra, mas na última metade foi mesmo preciso andar em cima da neve, o que era mais cansativo mas muito mais bonito!
Cheguei lá acima num instantinho, em 1 hora e 20 minutos (os guias dizem que se demora entre 2 a 3 horas). Acho que bati o recorde português daquele trilho e ainda por cima com condições invernais!!!
No terminal do teleférico estavam dezenas de turistas com um ar lavadinho, bem cheirosos e sem um pingo de chuva na roupa. Eu, orgulhosamente, estava suja, com a roupa molhada e não cheirava lá muito bem!!! "Ei, amigos, eu subi isto a pé! Eu conquistei a montanha!". Ninguém me respondeu... Como prémio, não paguei bilhete de descida para o teleférico!!!
Ainda fui passear um bocadinho ao centro de Banff, para fazer umas compras e depois então, o merecido banho.!!!
Vejam as fotos e vídeo!

Sem comentários: