Doménikos Theotokópoulos ou Δομήνικος Θεοτοκόπουλος (em grego) foi um habitante muito importante de Toledo nos séculos XVI e XVII. Nascido em Creta e com passagens por Veneza e Roma, foi em Toledo que encontrou trabalho e o ambiente ideal para desenvolver as suas obras de pintura.
Por aqui ficou conhecido por "El Greco". Theotokópoulos tem um estilo tão individual que foi impossível encaixá-lo nos nas escolas da época. Nesta cidade podem-se apreciar várias das suas obras, que se encontram em igrejas e na catedral. Mas "El Greco" encontra-se espalhado por todo o mundo: Madrid, Atenas, NY, Washington DC, Chicago...
Fomos conhecer o seu quadro mais famoso, o "O Enterro do Conde de Orgaz", guiados pelo capelão do Hospital! Este quadro está na Iglesia de San Tomé, no Casco Antiguo da cidade.
Cada cm2 foi interpretado, como que interpreta um poema! O quadro representa o enterro de uma pessoa muito importante em Toledo, o Conde de Orgaz. Um homem benévolo que viveu 200 antes de "El Greco". O Conde deixou uma renda mensal à Igreja Cristã e então (200 depois!) decidiram homenageá-lo com uma pintura, que foi encomendada ao mestre grego. Conta a lenda que até Santo Agostinho e São Estevão compareceram ao seu enterro, tão santo que era o homem!
O quadro está divido em duas zonas, uma divina (superior) e outra terrana (inferior). No céu, esperam pelo Conde, Cristo, a Virgem Maria e São João Baptista. Um anjo transporta a alma de Orgaz pelo canal estreito que une a terra ao céu, que quer ilustrar um útero, de forma que vai (re)nascer na vida celeste.
No enterro compareceram Santo Agostinho e São Estevão (que seguram o Conde) e muitas outras pessoas. As pessoas que foram pintadas foram contemporâneos de "El Greco" e não do Conde! Até "El Greco" se pintou a si mesmo. Por cima de Santo Agostinho há um homem que olha directamente para a frente ("El Greco") e mas abaixo uma criança, que é o filho de "El Greco" (Jorge Manuel Theotokópoulos). No bolso do rapaz está um lenço que tem uma data, que se julgava a data conclusão da obra. No entanto, é apenas a data de nascimento do pequeno!
O quadro "Vista de Toledo" representa a cidade no século XVI, já com a Catedral no horizonte, está exposto em NYC no Metropolitan Museum of Art.
O quadro "Vista de Toledo" representa a cidade no século XVI, já com a Catedral no horizonte, está exposto em NYC no Metropolitan Museum of Art.
Sem comentários:
Enviar um comentário