quarta-feira, 9 de julho de 2008

Chamonix, take two

não é a primeira vez que vamos parar à mítica vila de Chamonix. A primeira vez foi em Junho de 2005. Ainda a dar os primeiros passos no mundo da montanha, fomos direitinhos à "capital" do alpinismo da Europa (ou não estivessemos nos Alpes!).
Dizem que a primeira vez é inesquecível... E foi! A subida ao Monte Branco foi a nossa primeira experiência em altitude. Foi muito duro, muito mais do que eu conseguiria imaginar... Poucas horas após nascer o sol, o meu corpo começou a emitir sinais de SOS e a pedir para parar. Acho que o alpinismo consiste em ignorar repetidamente os sinais do teu corpo e continuar, continuar... Nem tinha forças para tirar o cantil da mochila ou descobrir a barra energética no bolso do casaco. Sempre que parávamos só queria era descansar... Era difícil usufruir da paisagem, porque quando olhava para a frente, via o que ainda tínhamos que percorrer! Reparem na foto em que se vê uma aresta no fundo, é aresta que nos ia levar até ao cume e os pontinhos pretos são alpinista que partiram antes de nós! Apesar de ser um dia de sol, estava muito vento e os flocos de neve acertavam-nos em cheio nas poucas partes do corpo que tínhamos exposto (ver foto na aresta sumital). E eu pensava: "o que estou a fazer aqui?!?!", "porque é que me meti nisto?". Ao fim de 7-8 horas lá chegámos ao cume e tirámos as fotos da praxe. É um sensação incrível, por segundos esqueces tudo: o cansaço, o frio, o caminho que ainda tens para fazer de regresso...
É de salientar que não cheguei lá acima sozinha, só o consegui em equipa. Com o meu guia e companheiros de cordada. Apesar de ser uma conquista de cada um, é um vitória de todos. Obrigada João, Miguel, Abílio e Marco!

Sem comentários: