quinta-feira, 16 de julho de 2009
Istambul ou Lisboa?
À primeira vista, os telhados com as telhas cor de tijolo, juntamento com as várias colinas da cidade fazem lembrar Lisboa. Mas se o olhar se descoloca mais em diante, encontramos os inconfundíveis minaretes e apercebemo-nos que estamos bem longe de casa...
Grande Bazaar
O Grande Bazaar é uma zona comercial com ruas labirínticas, mas com um tecto, tipo as Galeiras Emanuele em Milão mas não tem nada a ver o estilo um com o do outro! Este é conhecido por ser o mais antigo "centro comercial" de mundo! Os vendedores são autênticos artistas do negócio e insistem em regatear. Neste tipo de mercados tudo se pode comprar: t-shirts, imitações de grande marcas, até jóias, bijuteria, pinturas, especiarias e doces típicos ("turkish delights"). Até por lá encontrei uma "Loja do Gato Branco" :)
Hagia Sofia
Hagia Sofia é um monumento que sobressai pela mistura de símbolos. Se por um lado o exterior denuciada a aparência de uma mesquita, o interior é "familiar" e faz lembrar uma igreja. De facto, Sofia nasceu igreja ortodoxa, mandada erguer pelo Imperador Justiniano, do Império Bizantino em 537 DC. A sua cúpula é monumental, demontrando os avançados conhecimentos da época em arquitectura. Durante mais de 1000 anos foi a maior catedral do mundo! Em 1453 Constantinopola foi conquistada pelos otomanos turcos e o Sultão mandou transformar a igreja...em mesquita! Foram removidos os símbolos cristãos, tapadas com estuque as pinturas religiosas e colocados símbolos religiosos islâmicos, como inscrições do Corão e os quatro minaretes no exterior. Hoje em dia funciona como um Museu e é possível ver em simultâneo imagens cristãs em mosaicos restaurados e símbolos islâmicos como o mihrar (altar que indica a direcção de Meca) e minbar (o púlpito onde é feito o sermão). Afinal é possível uma coexistência pacífica, mesmo que seja só dentro de um museu...
Istanbul by night
No topo do "Marmara Pera Hotel" fica o bar "Mikla", com uma piscina e vista 360º sobre Istambul e para o Bósforo. A cidade estava toda iluminada e sobressaíram as mesquitas espalhadas pelas colinas e os seus imponentes minaretes. Espectacular!
A maior concentração de portugueses "by night" foi na bar/discoteca/clube "Reina". O local da moda para os "locals" e "gringos". Localizado no bairro de Ortaköy, recebe todas as noites dezenas VIP trazidos por os melhores carros da cidade. Tivemos a sorte de nos deixarem entrar pela porta secundária mas tivemos acesso a tudo a que tinhamos direito! O club tinha uma generosa área ao ar livre e uma vista fantástica para o Bósforo e para a "Ásia". As bebidas custavam os "olhos da cara" mas a música e a fruta que serviam para acompanhar (cerejas, ameixas) compensaram :)
Sultanahmet
Sultanhament é o bairro mais histórico da cidade. É aí que se encontram os principais monumentos: Mesquita Azul, Hagia Sofia, Mesquita Nova, Palácio Topkapi, etc. Tive a oportunidade de entrara dentro de várias mesquitas. O ritual repete-se temos que tirar os sapatos e as mulheres têm que cobrir o cabelo com o lenço. As mesquitas são locais frescos, que convidam à meditação. Os homens rezem juntos na região central. As mulheres ficam em zonas mais da rectaguarda, tapadas com biombos. Foi uma experiência estranha... Ter que cobrir o cabelo, enquanto que outros podiam andar à "vontade". Mas quis respeitar as tradições e aprender um pouco mais sobre o Islamismo.
Visitei ainda o palácio do antigos Sultões, Topkapi. Gostei bastante de visitar o Harém, que era a residência oficial do sultão e sua (grande) família. Os interiores, com poucas janelas e revistidos a bonitos azulejos permitiam manter as instalações frescas. Dos jardins, a vista para a colina Galatasaray e Bósfuro eram fantásticas! Possívelmente, as melhores vistas de toda a cidade ou não fosse o Sr. o Sultão!
sexta-feira, 10 de julho de 2009
A Torre de Galata
A Galata Kulesi é uma torre de pedra, com mais de 67 metros, erguida no século XIV em um das colinas de Istambul. No alto da torre, as vistas são soberbas. A ponte Bhosphorus; o mar de Marmara; Sultanamhet, com Haya Sofya e a mesquita azul; a ponte Galata; o corno de ouro... Mas a paisagem é dominada pelos poderosos minaretes das mesquitas e pel vermelho da bandeira turca, que está desfraldada no palácio Topkapi!
Subscrever:
Mensagens (Atom)